Marketing

TEMPO REAL

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA FALIDA

 



     As informações e as ações estão ai, todos os dias na mídia. É só juntar, analisar e...chegar a essa conclusão!

     Todos sabemos, o quanto o "Futebol" é lucrativo. Basta uma pesquisa rápida, e podemos ver pessoas poderosas envolvidas cada vez mais no mundo da bola. Silvio Berlusconi,  Roman Abramovich, Etc. Até o todo poderoso Eike Batista, vem dando entrevistas, comentando que vai investir nessa área. Sem falar, em cada vez mais, vários grupos  de investimentos que estão aparecendo no mercado e se juntando aos todos poderosos já conhecidos, como Traffic, Sonda, BMG, etc.

     E esse "nicho" de mercado, vem aumentando muito nos últimos tempos. Negócios milionários estão sendo fechados, e cada vez mais os clubes de futebol estão totalmente entregues e a mercê, desses grupos, de suas vontades, e dos seus interesses. E não vejo como ser diferente, pois o que estamos vendo no mundo do futebol, será irreversível, se os nossos governantes não tomarem uma atitude nesse sentido (hoje já não sei se interessa a eles também). Quem pode conseguir algo nesse sentido e a toda poderosa Fédération International de Football Association (FIFA), com a elaboração de leis que possam dar fim a dívidas absurdas e impressionantes como a que poderemos ver já abaixo;

     Mas antes de podermos ver os números das dívidas de 2009 (imagina os valores em 2010), me pergunto por qual motivo todos não se juntam (Governantes, Clubes, CBF e FIFA) para de uma vez por todas "Estancar" essa hemorragia tributária dos clubes Brasileiros.
    
     A consultora Crowe Horwath RSC, através da sua secção de “Esporte Total” voltou a divulgar o seu estudo sobre o endividamento dos clubes brasileiros desta feita referente ao ano de 2009. Em 2009 os 26 clubes analisados pela consultora registaram um endividamento total na ordem dos R$ 3.1 biliões (1.389 milhões de Euros), o que significa um aumento de 11% em relação ao ano de 2008, em que os clubes apresentaram dívidas totais de R$2.8 biliões (1.255 milhões de Euros).

                                  CLUBES                                REAIS                   EUROS


     Reparem que dos 5 clubes mais endividados, temos simplesmente os 4 clubes poderosos do Rio de Janeiro. Por isso que cada vez mais, quem manda neles, são os patrocinadores e investidores.

     O nosso governo, criou a chamada "TIMEMANIA" , que tem como objetivo a ajuda aos clubes, para que possam pagar as suas dívidas. Lei 11.505 (Timemania) Essa nova loteria prevê o pagamento das dívidas dos clubes de futebol, de forma parcelada e ao longo de muitos anos. Em alguns casos podendo chegar aos 20 anos. Mas para se conseguir está nova fonte de receitas (que no meu ponto de vista não funciona), os clubes terão que se manter em dia com as suas obrigações tributárias e não falhar em nenhuma das prestações mensais estipuladas nessa nova obrigação.

     Me pergunto se realmente os administradores vão cumprir com essas parcelas. Dúvidas ficarão no ar, e acredito que ninguém coloque a sua mão no fogo nesse sentido. Sabemos que um mandato para presidente, tem normalmente 2 anos. E como é de "praxe" deixar os problemas para o próximo mandatário, acredito que as dívidas das instituições de futebol não terão fim, se nenhum governante fizer nada nesse sentido.


Márcio Fallah   
As informações de dívidas dos clubes são da Crowe Horwath RSC.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NATAL.     


É hora de fazer planos, de tirar um desejo especial do rascunho, de fazer diferente.

É hora de presentes em baixo da árvore. De felicitações e quem a gente gosta. De realizar sonhos.

Desejo que todos vocês possam comemorar muitos gols em 2011.

Desejo a todos os meus amigos, familiares, parceiros de negócios, felicitações, planos concretizados, sonhos realizados e que as coisas boas não passem nunca.

FELIZ     

Marcio Fallah

domingo, 12 de dezembro de 2010

OPERAÇÃO "10"

A procura eterna do verdadeiro CAMISA "10".



     Hoje no mercado Brasileiro, existem poucas opções para essa posição. Os "diferenciados" estão bem empregados e qualquer possível transferência seria somente para fora do Brasil.
     
     Para o tamanho do nosso futebol, posso dizer com segurança, que a nossa "produção" anda muito baixa, e muito aquém do que se pode conseguir.   
     
     E como eu tenho saudades, das tardes de domingo no "Maraca", indo ver o meu time jogar e já sabendo que ia ser um espetáculo! Me digam a quanto tempo podemos dizer que Botafogo, Flamengo e Vasco (sou obrigado a excluir o Fluminense, por motivos óbvios) não pisam em um gramado com um camisa "10" em seu elenco, que comande as ações ofensivas, que infernize a defesa adversária, que coloque a bola no "relvado", colando ela no seu pé e como um maestro comande o time em jogos difíceis, que não "pipoque", que não oscile, que seja constante. será que temos vários nomes para citar, com essas características ultimamente?
  
     O problema é que está muito difícil, encontrar um jogador assim; Seja nas categorias de base, ou no mercado Brasileiro. O maior problema para esses 3 grandes do RJ, é o dinheiro. E quais são as opções então?

- Investidores; Procuram jogadores que possam lhe trazer retorno financeiro e a idade é fator essencial (Varia de acordo com o grupo, mas como base aproximadamente até 24 anos)

- Ir "garimpar" os que estão fora do Brasil, que não estejam sendo aproveitados, e que o clube dono do seu passe, concorde em emprestar sem remuneração financeira (muito difícil). Muitos clubes até conseguem uma engenharia financeira, para manter um salário alto aqui no Brasil.

- Jogadores com idade na casa dos 30 anos, que normalmente estão em fim de contrato (clubes Europeus não tem a tendência de renovar com jogadores dessa idade) com os grandes da Europa, e que aceite ganhar menos e voltar para o Brasil (muitos deles tem mercado no mundo Árabe que paga muito bem para jogadores de nome)

- Uma das opções mais interessantes, é buscar revelações em países vizinhos (Argentina, Paraguai, Chile,etc) que estão conseguindo "produzir" ótimos camisas "10". E foi exatamente o que o Vasco foi fazer, e não conseguiu manter no seu elenco, e que o Fluminense conseguiu "herdar". Bom e como já sabemos que águas passadas não movem moinho...!


     A nossa vantagem (ainda), é que é considerado um "upgrade" vir jogar no Brasil (Para jogadores do mercado da América do Sul). 

     Bom, o nosso trabalho (agenciadores), é peneirar os nomes, buscar as parcerias e apresentar aos clubes. O que fazemos constantemente.

Márcio Fallah

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Temos que "decidir" se seremos campeões do Brasileirão de 2011



Essa é a maneira que não só eu, mas muitos profissionais no futebol concluímos. Para se conseguir fazer um Campeonato Brasileiro perfeito, somos todos cientes que é necessário se ter elenco. Mais do que isso, digamos que é preciso se ter "peças" de reposição de qualidade.

No meu ponto de vista o campeonato mais difícil do mundo, é jogado aqui em terras "tupiniquins". Nessa época do ano (quando se termina o Brasileirão), começa um trabalho monstruoso, e que muitos não fazem idéia, de todos nós que trabalhamos no futebol (Diretores,técnicos,procuradores,agentes,etc).

Esse trabalho consiste em se "decidir" (ou próximo disso) aonde você quer que o clube na qual você defende, trabalha, investe ou presta serviços chegue no final da competição.
Sim, é isso mesmo!!! Decidir é a palavra certa!
Todos que trabalhamos no futebol, sabemos muito bem (99% das vezes), ou próximo disso, aonde um time pode chegar, pelo elenco que foi desponibilizado.

A 3 meses atrás aproximadamente, eu escrevi no Twitter que o título poderia estar entre Fluminense,Cruzeiro e Internacional (Não me atentei ao fato, deles estarem qualificados para o Mundial, o que faz a diferença, pois um jogador não quer se machucar, na véspera de um campeonato como esse).
Obs.: Nunca achei que o Corinthians poderia ser campeão.

As diretorias, sentam nessa fase do ano, reúnem os patrocinadores, investidores, parceiros, etc...e decidem como vai ser o próximo ano!
Foi exatamente o que a UNIMED fez no Flu. Após o final do campeonato Brasileiro de 2009!
Eles simplesmente tiveram a decisão tomada e começaram o planejamento para ser campeão Brasileiro de 2010. Puderam o fazer na altura, pois conseguiram uma "sinergia" de todos os lados necessários (Dinheiro, diretoria, etc).



Além disso, contaram com um grande beneficiador:
Não estavam qualificados nem para a Libertadores e nem para a Copa do Brasil...E isso foi realmente a diferença!

Por isso meus queridos amigos, nunca esqueçam que no futebol o campeonato é decidido (99% das vezes) antes do seu início.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Curiosidade Brasileira

Pois é meus amigos, hoje fiquei com um tempo de sobra para poder comentar e tentar entender (como todos os Brasileiros), qual será a real proposta do nosso técnico Mano Menezes, para a seleção Brasileira. Posso dizer como estou curioso. Mas antes de querer julgar o "Brasil do Mano" , vamos dar tempo ao tempo, pois com a capacidade do nosso técnico e a qualidade dos jogadores, acredito que possa sim dar certo.
O que todos esperamos para a Copa do Mundo 2014 no Brasil, é um time abusado, com a famosa ginga Brasileira, jogando fácil, com futebol envolvente (Algo como o que vimos no Santos, recentemente).

Outro ponto importante é a conduta! Realmente me preocupo e vejamos alguns pontos importantes:
- Já voltaram os privilégios da Globo, deram uma camisa da Seleção para um certo jornalista esportivo, para fazer as pazes com a emissora.
- Jogadores podem ficar deslumbrados ( vide os últimos comportamentos desta molecada do Santos, principalmente).
- O Ricardo Teixeira querendo jogador mais perto de torcedor ( a culpa da distância é dele),
- Volta de treinos abertos ( Não que todos devam ser fechados, mas em um momento mais decisivo, sério, tal medida não deve ser descartada).
Para todo mundo ficar feliz, contente. O “futebol-arte” terá que voltar.
Assim corremos o risco de um novo Maracanazo