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sábado, 29 de janeiro de 2011

Financial Fair Play

UEFA - Financial Fair Play


 A pergunta que todos gostariam de fazer...:
Existe alguma possibilidade disso acontecer aqui no Brasil?
A curto prazo (2 ou 3 anos) é impossível, mas quem sabe a médio prazo, algo possa ser feito para de uma vez por todas se colocar um ponto final, nas tão conhecidas finanças dos clubes de futebol do Brasil. O pontapé inicial para uma mudança geral, tem que ser dada. Mas isso exige planejamento total de vários poderes. Acredito que o Legislativo, Executivo e Judiciário Brasileiro, podem e devem encontrar uma forma de o fazer, respeitando as normas das entidades esportivas e até se aconselhando com a FIFA, como vem sendo feito pela UEFA.
E se falando em UEFA, em 2010 os maiores clubes europeus foram avisados que deveriam fazer todos os esforços para conter custos em função das receitas geradas. Na Inglaterra, clubes como o Chelsea e o Manchester City foram obrigados a converter as suas dívidas em ações a fim de ir de encontro às regras estabelecidas pela entidade, através do programa FFP-Financial Fair Play.
Clubes como o Manchester United, Bolton e Everton continuam com graves problemas em cumprir os requisitos do FFP, devido às enormes quantias de endividamento. A aplicação do programa Financial Fair Play iniciado em 2009 é gradual e será executado durante um período de 3 anos, até ao final de 2012. Assim todos os clubes serão avaliados durante a temporada de 2013/14, estando previstas fortes sanções para quem não cumprir os requisitos propostos.

Medidas do Financial Fair Play
  • Impedir que os clubes gastem mais do que o total de receitas geradas, através de fiscalização e aconselhamento financeiro a clubes que apresentem resultados operacionais negativos repetidamente.
  • Controlar os valores pagos a jogadores em salários e transferências, através de fiscalização e aconselhamento.
  • Controlar os níveis de endividamento dos clubes através de indicações e aconselhamento, para que possam apresentar um desenvolvimento financeiro sustentável.
  • Limitar o número de jogadores em cada plantel, contribuindo dessa forma para reduzir custos, nomeadamente em salários e transferências.


                               FUNCIONAMENTO DO FINANCIAL FAIR PLAY


1. O Financial Fair Play é um sistema de controlo das finanças, que tem como objectivo o saneamento financeiro dos clubes que participam nas provas organizadas pela Uefa.


2. O Financial Fair Play pretende obrigar os clubes a não terem despesas superiores às receitas no conjunto das últimas 3 temporadas. Gastando apenas o que têm e não o que podem vir a ter.


3. Os cálculos do Financial Fair Play incidem principalmente nas receitas de direitos tv, bilheteira, publicidade, patrocínios e transferências de jogadores. As despesas incluem , os custos operacionais, custos com pessoal, transferências de jogadores e amortizações dos seus passes. Não estão incluídas as atividades do futebol de formação e atividades extra futebol.


4. O Financial Fair Play entra em vigor na temporada de 2013/14, no entanto já serão levados em conta os exercícios dos clubes correspondentes às temporadas de 2011/12 e 2012/13.


5. Na inicio da avaliação (em 2013/14), os clubes não podem registar perdas superiores a 45 milhões de Euros no conjunto das duas temporadas anteriores (2011/12 e 2012/13). Em 2014/15 os clubes não podem registar perdas superiores a 45 milhões de Euros nas 3 temporadas anteriores (2011/12, 2012/13 e 2013/14). De 2015/16 a 2017/18 as perdas não podem ser superiores a 30 milhões de Euros.


6. Sempre que um clube apresentar perdas superiores a 5 milhões de Euros, passa a estar sob avaliação do Painel de Controle das Finanças dos Clubes da UEFA. É então obrigado a apresentar relatórios trimestrais e planos para solucionar o problema. Se o clube ultrapassar os limites previstos nos pontos anteriores é aberto um processo disciplinar pela Uefa.


7. As sanções disciplinares são avaliadas individualmente levando em conta a situação do clube e podem passar pela (a) suspensão da atividade esportiva, (b) exclusão da competição, (c) retirada de pontos nas competições europeias, (d) proibição de inscrição de jogadores.










Fontes: UEFA http://pt.uefa.com/   & F. Foot Finance


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Olhares do mundo no cenário do Futebol Brasileiro Atual & Quem pagará ao Ronaldinho!



E a economia brasileira nos últimos anos mostram "inquestionável fortalecimento da posição externa do país", devido aos números da balança comercial (exportações menos importações), das transações correntes (engloba a balança comercial, serviços e rendas e transferências unilaterais) e do ingresso recorde de divisas no país.
"Em resumo, diante de um cenário internacional caracterizado por aumento considerável na incerteza, pela volatilidade dos mercados financeiros e desaceleração da atividade econômica, a melhoria desses indicadores tende a mitigar, embora sem anular por completo, o impacto de eventos externos adversos".


Mas o quê esse papo de economia Brasileira tem haver com o Futebol!!!


O campeonato de futebol brasileiro continua o seu acelerado processo de evolução, marcado nos últimos anos pelo regresso de algumas das suas grandes estrelas. Exemplos disso foram os regressos de Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano, Wagner Love, Fred, Elano, Daniel Carvalho, entre outros. Por fim, o recente ingresso de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, transfere para a Serie A brasileira muita da atenção do futebol mundial.
Se é difícil aos grandes clubes europeus reunir condições financeiras para adquirir jogadores com o nível de Ronaldinho Gaúcho, compreende-se que seja ainda mais para os clubes brasileiros, no entanto essas diferenças têm vindo a desvanecer, fruto de uma excelente conjugação entre o investimento de várias empresas e o excelente marketing que envolve todo o processo.


Obs.: Aqui começamos a entender o motivo pelo qual a "Economia Brasileira" está diretamente responsável por essas contratações de peso do futebol Brasileiro.




COMO, QUANTO E QUEM PAGA O SALÁRIO DE RONALDINHO
  • Ronaldinho irá ganhar um salário fixo de 5 milhões de Euros anuais (cerca de R$11,25 milhões).
  • O salário do jogador será suportado em 80% pela agência Traffic Sports (4 milhões de Euros), sendo que 20% (1 milhão de Euros) será suportado pelo Flamengo.
  • Em 2010 o Flamengo através do patrocínio das marcas Batavo e Banco BMG gerou cerca de 12,5 milhões de Euros (R$ 28 milhões).
  • Em 2011 e com a chegada de Ronaldinho, existe a expectativa que a renegociação dos contratos de patrocínios alcancem no total os 25 milhões de Euros (R$ 56 milhões).
  • No contrato ficou estipulado que toda a receita de publicidade ainda por negociar com as empresas patrocinadoras acima dos 12,5 milhões de Euros (R$ 28 milhões) , será repartida pelo jogador, clube e Traffic Sports.
  • Nesta partilha o jogador receberá 50%, a Traffic Sports 40% e o Flamengo terá direito a 10%.


O MELHOR E O PIOR CENÁRIO DO NEGÓCIO


A acreditar que o Flamengo consiga em 2011 dobrar o montante em patrocínios de 12,5 para 25 milhões de Euros (de R$ 28 para R$ 56 milhões), parece um excelente negócio para todas as partes. Projetando o futuro e tendo como valor chave o acréscimo máximo de publicidade na ordem dos 12,5 milhões de Euros, veja-mos o melhor e o pior cenário do negócio:


Ronaldinho Gaúcho


Melhor cenário – Salário total de 11,25 milhões de Euros (50% dos 12,5M€ da publicidade + salário fixo anual de 5 milhões de Euros).
Pior cenário – Salário total de 5.0 milhões de Euros (50% dos 0€ da publicidade + salário fixo anual de 5 milhões de Euros).


Traffic Sports


Melhor cenário – Investe 4 milhões de Euros no salário do jogador e recebe 40% dos 12,5M€ da publicidade, cerca de 5 milhões de Euros.
Pior cenário – Investe 4 milhões de Euros e recebe 40% de 0€ da publicidade. A empresa seria a mais prejudicada no negócio.


Flamego


Melhor cenário – Aumenta as receitas de patrocínio em 10%, mais 1,25 milhões de Euros (total de 13,75 milhões de Euros) que dará para pagar a sua parte dos salários do jogador e com Ronaldinho na equipe, aumenta as receitas de bilheteira, marketing etc… para além de uma vantagem esportiva considerável.
Pior cenário – Mantêm as receitas de publicidade nos níveis atuais, mas com Ronaldinho na equipe, aumenta as receitas de bilheteira, marketing etc… para além de uma vantagem esportiva considerável.




Agradecimentos ao Portal do Investidor e Foot. Finance (Europa).