Marketing

TEMPO REAL

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tabela e Diagrama completos e Atualizados da Copa do Brasil 2011

Olá pessoal, segue abaixo o diagrama da Copa do Brasil, bem como o link, da tabela completa e atualizada.


Fonte: CBF

sábado, 12 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO




O que acontece se um avião levanta vôo sem planejamento?
Tudo tem que ser calculado... Destino... Tempo... Combustível... Etc.! Se isso não acontece, todos sabem que o avião vai cair!
No futebol não é diferente em nenhuma vírgula.
Poucos são os clubes que conseguem um planejamento perfeito. Eu me arrisco em dizer que menos de 10% deles conseguem fazer de forma irrepreensível. Financeiramente o planejamento dos times é o mais precário possível.
É mais ou menos assim; A diretoria com a tabela dos campeonatos na mão olha para ela, faz algumas contas e levantamentos e PRONTO... Nasceu a criança;
Por isso digo que simplesmente não existe como chamar isso de “PLANEJAMENTO”. Com isso se bate uma “brisa lateral”, joga tudo fora!
Do jeito em que está estruturado o futebol brasileiro, o tal  planejamento dos clubes pode ir mesmo por água abaixo por causa de uma brisa lateral.
Vou ser mais claro, se cai uma chuvinha esvazia a renda de um jogo importante. As rendas, aliás, representam cada vez menos para a receita dos clubes. Nos grandes estádios, em média, apenas cerca de 20% do total das rendas vão para os seus cofres. Se eles fossem depender de uma renda, o destino já estaria certo. O fundo do poço. Diferente do que acontece na maior parte da Europa por exemplo.
Então por qual motivo é tão difícil de fazer um planejamento aqui no Brasil? Podemos dizer que a incompetência dos clubes para angariar novas fontes de renda se junta  a desorganização estrutural do futebol no Brasil – Que só por isso já praticamente inviabilizaria um negócio rentável. O calendário esportivo é o primeiro sinal de amadorismo. Pegue-se a tabela do Campeonato Carioca de Futebol. Mais de 80% de todos os jogos da tabelae 2011 serão deficitários. Só podemos contar os que dão algum tipo de lucro (muito pouco) para os clubes os chamados clássicos, isto é, os jogos entre os grandes clubes. Lucro em um jogo com time considerado pequeno, só em uma final, ou em casos considerados “raros”, com agora acontece com o Flamengo com a chegada da Estrela RG10.
Uma alteração “estrutural” seria muito bem vinda para esses campeonatos regionais, em parceria com campanhas para torcedores promovidas pelos chamados grandes. Os estádios poderiam encher e vou citar alguns motivos:
O primeiro é óbvio, pois o interesse cresceria em torneios mais competitivos. E depois poderia ser a oportunidade de tentar introduzir no Brasil o season ticket”, ou seja, a venda antecipada dos ingressos no início das temporadas. Como se acontece hoje na Europa. Isso representaria uma considerável fonte de receita adiantada.
Se algo não for feito, para essa mudança radical, os clubes cada vez mais “abrirão as portas" no início da temporada, já sabendo que vão ter que pagar para jogar!
O que segura as pontas e impede os clubes de naufragarem são os patrocínios, as cotas de televisão e o licenciamento dos produtos (ainda muito primitivo, se forem comparados com clubes na Europa). O povo Brasileiro adora futebol, e isso faz parte da cultura do país. É uma mina de ouro muito pouco aproveitada. Digamos que é explorada de maneira muito incipiente. Há um flagrante descasamento entre o interesse que o futebol desperta em todas as camadas da população brasileira e o retorno auferido pelos clubes. E eles não estão sabendo se beneficiar disso.
Esse descalabro administrativo, que não consegue compatibilizar minimamente receitas e despesas mostra a atual situação financeira dos clubes de futebol no Brasil
Por isso o pensamento de diretores de futebol hoje, se resume em:
Se você não investe em jogadores, não tem título; sem título, não tem torcida, sem torcida, não se consegue patrocínio, sem patrocínio não tem receita! Nesse pensamento existe lógica, sem a menor dúvida... mas...por qual motivo não se espelhar e tentar “startar” em um modelo de planejamento comprovadamente eficaz, como em muitos casos na Europa. Aproveitar uma economia mais sólida, que hoje inegavelmente temos no Brasil (prova disso, são os novos contratos milionários de jogadores aqui) para de uma vez por todas, parar com o empobrecimento dos times.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ranking FIFA Janeiro 2011


Vendo o Ranking da FIFA 2011 abaixo, fico com saudades da época, na qual podíamos dizer com todas as letras que no futebol, quem manda é o Brasil. Sei que temos o maior número de títulos mundiais. Mas estar estampado nesse ranking (com sistema de contagem de pontos, bem visto pela imprensa mundial) o primeiro lugar é muito bom. Espero que possamos retomar o nosso devido lugar (quanta modéstia!)




Fonte: FIFA