Marketing

TEMPO REAL

sábado, 29 de janeiro de 2011

Financial Fair Play

UEFA - Financial Fair Play


 A pergunta que todos gostariam de fazer...:
Existe alguma possibilidade disso acontecer aqui no Brasil?
A curto prazo (2 ou 3 anos) é impossível, mas quem sabe a médio prazo, algo possa ser feito para de uma vez por todas se colocar um ponto final, nas tão conhecidas finanças dos clubes de futebol do Brasil. O pontapé inicial para uma mudança geral, tem que ser dada. Mas isso exige planejamento total de vários poderes. Acredito que o Legislativo, Executivo e Judiciário Brasileiro, podem e devem encontrar uma forma de o fazer, respeitando as normas das entidades esportivas e até se aconselhando com a FIFA, como vem sendo feito pela UEFA.
E se falando em UEFA, em 2010 os maiores clubes europeus foram avisados que deveriam fazer todos os esforços para conter custos em função das receitas geradas. Na Inglaterra, clubes como o Chelsea e o Manchester City foram obrigados a converter as suas dívidas em ações a fim de ir de encontro às regras estabelecidas pela entidade, através do programa FFP-Financial Fair Play.
Clubes como o Manchester United, Bolton e Everton continuam com graves problemas em cumprir os requisitos do FFP, devido às enormes quantias de endividamento. A aplicação do programa Financial Fair Play iniciado em 2009 é gradual e será executado durante um período de 3 anos, até ao final de 2012. Assim todos os clubes serão avaliados durante a temporada de 2013/14, estando previstas fortes sanções para quem não cumprir os requisitos propostos.

Medidas do Financial Fair Play
  • Impedir que os clubes gastem mais do que o total de receitas geradas, através de fiscalização e aconselhamento financeiro a clubes que apresentem resultados operacionais negativos repetidamente.
  • Controlar os valores pagos a jogadores em salários e transferências, através de fiscalização e aconselhamento.
  • Controlar os níveis de endividamento dos clubes através de indicações e aconselhamento, para que possam apresentar um desenvolvimento financeiro sustentável.
  • Limitar o número de jogadores em cada plantel, contribuindo dessa forma para reduzir custos, nomeadamente em salários e transferências.


                               FUNCIONAMENTO DO FINANCIAL FAIR PLAY


1. O Financial Fair Play é um sistema de controlo das finanças, que tem como objectivo o saneamento financeiro dos clubes que participam nas provas organizadas pela Uefa.


2. O Financial Fair Play pretende obrigar os clubes a não terem despesas superiores às receitas no conjunto das últimas 3 temporadas. Gastando apenas o que têm e não o que podem vir a ter.


3. Os cálculos do Financial Fair Play incidem principalmente nas receitas de direitos tv, bilheteira, publicidade, patrocínios e transferências de jogadores. As despesas incluem , os custos operacionais, custos com pessoal, transferências de jogadores e amortizações dos seus passes. Não estão incluídas as atividades do futebol de formação e atividades extra futebol.


4. O Financial Fair Play entra em vigor na temporada de 2013/14, no entanto já serão levados em conta os exercícios dos clubes correspondentes às temporadas de 2011/12 e 2012/13.


5. Na inicio da avaliação (em 2013/14), os clubes não podem registar perdas superiores a 45 milhões de Euros no conjunto das duas temporadas anteriores (2011/12 e 2012/13). Em 2014/15 os clubes não podem registar perdas superiores a 45 milhões de Euros nas 3 temporadas anteriores (2011/12, 2012/13 e 2013/14). De 2015/16 a 2017/18 as perdas não podem ser superiores a 30 milhões de Euros.


6. Sempre que um clube apresentar perdas superiores a 5 milhões de Euros, passa a estar sob avaliação do Painel de Controle das Finanças dos Clubes da UEFA. É então obrigado a apresentar relatórios trimestrais e planos para solucionar o problema. Se o clube ultrapassar os limites previstos nos pontos anteriores é aberto um processo disciplinar pela Uefa.


7. As sanções disciplinares são avaliadas individualmente levando em conta a situação do clube e podem passar pela (a) suspensão da atividade esportiva, (b) exclusão da competição, (c) retirada de pontos nas competições europeias, (d) proibição de inscrição de jogadores.










Fontes: UEFA http://pt.uefa.com/   & F. Foot Finance