Marketing

TEMPO REAL

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA FALIDA

 



     As informações e as ações estão ai, todos os dias na mídia. É só juntar, analisar e...chegar a essa conclusão!

     Todos sabemos, o quanto o "Futebol" é lucrativo. Basta uma pesquisa rápida, e podemos ver pessoas poderosas envolvidas cada vez mais no mundo da bola. Silvio Berlusconi,  Roman Abramovich, Etc. Até o todo poderoso Eike Batista, vem dando entrevistas, comentando que vai investir nessa área. Sem falar, em cada vez mais, vários grupos  de investimentos que estão aparecendo no mercado e se juntando aos todos poderosos já conhecidos, como Traffic, Sonda, BMG, etc.

     E esse "nicho" de mercado, vem aumentando muito nos últimos tempos. Negócios milionários estão sendo fechados, e cada vez mais os clubes de futebol estão totalmente entregues e a mercê, desses grupos, de suas vontades, e dos seus interesses. E não vejo como ser diferente, pois o que estamos vendo no mundo do futebol, será irreversível, se os nossos governantes não tomarem uma atitude nesse sentido (hoje já não sei se interessa a eles também). Quem pode conseguir algo nesse sentido e a toda poderosa Fédération International de Football Association (FIFA), com a elaboração de leis que possam dar fim a dívidas absurdas e impressionantes como a que poderemos ver já abaixo;

     Mas antes de podermos ver os números das dívidas de 2009 (imagina os valores em 2010), me pergunto por qual motivo todos não se juntam (Governantes, Clubes, CBF e FIFA) para de uma vez por todas "Estancar" essa hemorragia tributária dos clubes Brasileiros.
    
     A consultora Crowe Horwath RSC, através da sua secção de “Esporte Total” voltou a divulgar o seu estudo sobre o endividamento dos clubes brasileiros desta feita referente ao ano de 2009. Em 2009 os 26 clubes analisados pela consultora registaram um endividamento total na ordem dos R$ 3.1 biliões (1.389 milhões de Euros), o que significa um aumento de 11% em relação ao ano de 2008, em que os clubes apresentaram dívidas totais de R$2.8 biliões (1.255 milhões de Euros).

                                  CLUBES                                REAIS                   EUROS


     Reparem que dos 5 clubes mais endividados, temos simplesmente os 4 clubes poderosos do Rio de Janeiro. Por isso que cada vez mais, quem manda neles, são os patrocinadores e investidores.

     O nosso governo, criou a chamada "TIMEMANIA" , que tem como objetivo a ajuda aos clubes, para que possam pagar as suas dívidas. Lei 11.505 (Timemania) Essa nova loteria prevê o pagamento das dívidas dos clubes de futebol, de forma parcelada e ao longo de muitos anos. Em alguns casos podendo chegar aos 20 anos. Mas para se conseguir está nova fonte de receitas (que no meu ponto de vista não funciona), os clubes terão que se manter em dia com as suas obrigações tributárias e não falhar em nenhuma das prestações mensais estipuladas nessa nova obrigação.

     Me pergunto se realmente os administradores vão cumprir com essas parcelas. Dúvidas ficarão no ar, e acredito que ninguém coloque a sua mão no fogo nesse sentido. Sabemos que um mandato para presidente, tem normalmente 2 anos. E como é de "praxe" deixar os problemas para o próximo mandatário, acredito que as dívidas das instituições de futebol não terão fim, se nenhum governante fizer nada nesse sentido.


Márcio Fallah   
As informações de dívidas dos clubes são da Crowe Horwath RSC.